domingo, 5 de setembro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Componente curricular: Lígua Portuguesa
Eixo – Leitura
Modalidade Organizativa- Sequência didática
Ano/ Série – 9º ano (8ª série)
Tempo estimado – 3 aulas
Marerial necessário – apostila com o texto a ser trabalhado, caderno, lápis, dicionário.

OBJETIVOS
• Ampliar o conhecimento sobre gênero textual – Poema
• Ler, analisar e interpretar textos literários – poema
• Identificar as palavras desconhecidas e tentar descobrir seu significado pelo contexto;
• Consultar dicionario e observar o sentido que as palavra selecionada apresentam e ecolher aquela que melhor se adequa ao texto.
• Fazer uma nova leitura do texto sabendo agora o significado das palavras selecionadas;
CONTEÚDO
• Leitura do texto – Meninos carvoeiros, de Manuel Bandeira;
• Exploração das características do gênero- poesia
• Denotação e Conotação
DESENVOLVIMENTO
 1ª etapa:
• Apresentação do texto aos alunos;
• Levantamento de conhecimento prévio dos alunos, perguntando a eles se conhecem o texto a ser lido”Meninois carvoeiros”, o autor, do que trata o texto, se conhecem outros textos que possui a mesma estrututura;
• Registro dos nomes dos textos que eles conhecem e de outros que serão estudados;
 2ª etapa
• Leitura silenciosa do texto “Menino carvoeiro”, de Manuel Bandeira, observando a imagem, a linguagem e associando-a o título à imagem;
• Levantamento de hipótese a respeito do conteúdo e do gênero textual.
• Identificação das palavras desconhecidas e registro no caderno;
• Leitura do texto observando o contexto em que as palavras foram utilizadas e se eles conseguem descobrir o significado das mesmas só pelo contexto e registro no quadro do significado das palavras dadas por eles;
 3ª etapa
• Após a leitura, ocorrerá a confirmação ou retificação das hipóteses levantadas a respeito do texto lido, troca de informações sobre o que os alunos leram e compreenderam sobre o poema;
• Consulta ao dicionário, observando o significado das palavras e associando ao significado deles e do dicionário ;
• Registro no quadro das palavras pesquisadas no dicionário e comparação das mesmas com o significados dados por eles;
• Releitura do texto observando o sentido das palavras pesquisadas no dicionário e se o texto ficou mais claro para eles depois de saber o que significam as palavra destacadas por eles no poema;
 4ª etapa:
• O Poema lido apresenta uma linguagem conotativa ou denotativa , o professor registrará no quadro as respostas dos alunos;
• Depois expicará registrando no quadro o sentido denotativo e conotativo das palavras ou texto;
• Na sequência, após discussão sobre o poema,o professor dará um tempo de 15 minutos para que os alunos resolveram as questões sobre o poema lido, cuja intenção é que eles percebam a importância das palavras pesquisadas no dicionário para manutenção do sentido do texto;
 AVALIAÇÃO
será observado se os alunos ampliaram o conhecimento sobre poema , identificando características do gênero, linguagem conotativa e a importância das palavras desconhecidas e pesquisada no dicionário, para a manutenção do sentido do texto.


Elaboração:
Maria Nilza Oliveira de carvalho.

Nenhum comentário: